English Português Español

Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional

Ocorreu na manhã deste domingo (23) a Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional. A cerimônia foi realizada por tropas do Corpo de Bombeiros e Polícia Militares do Distrito Federal, na praça dos três poderes.

A troca da bandeira é instituída por uma lei de 1971 que prevê que “A Bandeira Nacional estará permanentemente no topo de um mastro especial como símboilo perene da pátria e sob a guarda do povo brasileiro”. A bandeira possui 286 metros quadrados e pesa mais de 90 quilos – curiosamente é considerada a maior bandeira do mundo.

A substituição ocorre mensalmente devido ao desgaste sofrido pelo sol, chuva e vento. Após a substituição ela é retirada da Praça dos Três Poderes e guardada para incineração no Dia da Bandeira (19/11).

O Mastro que sustenta a bandeira é formado por 24 hastes metálicas, já foi considerado um dos mais altos do mundo e foi construído como símbolo do diálogo e de convergência das unidades da Federação e dos três poderes da República. No mastro estão escrito os dizeres: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto, visão permenente da Pátria.”

Confira as imagens:

     

Pular para o conteúdo