English Português Español

Solenidade oficializa Coronel Mônica de Mesquita Miranda como Comandante-Geral do CBMDF

No dia 08 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, o Comando-Geral de um Corpo de Bombeiros Militar foi ocupado por uma mulher pela primeira vez no país.

No comando desde janeiro, a Coronel Mônica de Mesquita Miranda recebeu o cargo de Comandante-Geral do Coronel Alan Alexandre Araújo, que estava no posto desde maio de 2022.

A cerimônia ocorreu na Academia de Bombeiros Militar e contou com a presença de diversas autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como representantes de outras forças militares.

“Me sinto pronta para cuidar da nossa corporação, para ajudar a zelar pela segurança pública do DF e dar um toque feminino em um cargo que normalmente é ocupado por homens. Estaremos juntos – homens e mulheres – em prol da capital do Brasil”, disse a Comandante, ao assumir formalmente a instituição.

Embora a escolha do Comando seja um critério técnico, político e estratégico, a cerimônia no Dia da Mulher foi idealizada pelo simbolismo e representatividade, sendo o comando feminino um marco inédito na história dos 166 anos da Corporação.

Na corporação desde estagiária de psicologia, há 30 anos, o maior desafio no novo cargo é proporcionar que outras coronéis também possam ser promovidas e incentivadas a ocupar cargos de chefia. Servir de modelo para outras mulheres. “Eu desejo que outras mulheres assim como eu, não tenham medo, pois qualquer cargo também cabe a elas. Que os homens não as olhem como rivais, mas sim com parceria”, afirmou a Coronel. “Se eu cheguei, todas têm condições igualmente”, confidenciou a um dos repórteres presentes na solenidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pular para o conteúdo