English Português Español

CBMDF visita o Túnel de Taguatinga

 

O CBMDF, por meio do 2º Grupamento de Bombeiro Militar (Taguatinga), promoveu uma visita técnica de reconhecimento das instalações do Túnel de Taguatinga com a participação de toda a prontidão da Unidade nos dias 24 a 27 de maio de 2022.

 

A equipe de socorro simulou deslocamento e o se estabeleceu na entrada do túnel, momento em que foi realizado um briefing por parte do Comandante da Unidade e do engenheiro Jefferson Gama, responsável pela segurança do trabalho.

 

 

 

 

No interior do túnel foram verificadas:

– As dimensões de largura e altura de cada uma das duas pistas paralelas, cada qual prevista para conter 3 faixas de rolamento em cada sentido;

– A declividade do leito e o canal preparado para o escoamento de água pluvial;

– Foram observadas aberturas entre as duas pistas que servirão de acesso de emergência por parte do socorro do CBMDF;

– A espessura do piso – que é totalmente construído em concreto maciço e aço – com 70 cm de espessura;

– A preocupação com acúmulo de gases provenientes de incêndios em veículo foi atenuada por haver previsão de instalação de Sistema de Controle de Fumaça. Este sistema será composto por ventiladores de duplo sentido instalados no teto, de modo a efetuar o direcionamento da fumaça por meio do fluxo de ar provocado até a saída do túnel;

– Os locais para reservatório de água e hidrantes de parede foram visitados e foi observado o ponto de interação com a galeria da estação do metrô e o local onde será instalada a Central de Controle Operacional. A superfície contará com via de rolamento para o BRT e um boulevard arborizado, que favorecerá áreas de convivência, o comércio local, o tráfego de veículos e estacionamentos.

Todos os Comandantes dos GBMs do COMAR II estiveram presentes: TEN CEL Luiz Santana, 2º GBM; TEN CEL Leandro, 25º GBM; TEN CEL Rasia, 8º GBM; TEN CEL Palhano, 7º GBM; MAJ Rossi, 37º GBM; e TEN Caldas, 41º GBM, além do GPCIU, TEN CEL Leal.

O túnel possuirá 1 quilômetro de extensão e deve atender cerca de 150 mil veículos diariamente. O empreendimento vai beneficiar moradores de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente e será guarnecido pelo socorro urbano do 2º GBM, apoiado pelas demais Unidades do COMAR II, além do GPCIU, unidade instalada na região geográfica deste Comando de Área.

Confira as imagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pular para o conteúdo