Viagem da Comandante-geral para Costa Rica – 14º Encontro de Diretores de Bombeiros da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas

No período de 27 a 29 de julho de 2023, a Comandante-geral Mônica de Mesquita Miranda, a Ajudante de Ordens Capitã Camila Cândida da Silva e o Assessor Internacional 1º Sargento Valdério Veloso Costa, Asseroe de Relações Internacionais/ ASCOP,  participaram do evento XIV Encuentro de Directores de Bomberos de La Unión de Ciudades Capitales Iberoamericanas (UCCI) (14º Encontro de Diretores de Bombeiros da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas), na Cidade de San José, capital da República da Costa Rica.

O evento foi coordenado e organizado pela UCCI – União das Cidades Capitais Ibero-americanas e pelo Benemérito Corpo de Bombeiros da Costa Rica com o apoio da Prefeitura de São José.

A União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em outubro de 1982. É uma rede internacional de cidades, atualmente composta por 29 cidades, de 24 países ibero-americanos, das quais 25 são membros natos e cujo objetivo principal é fomentar um modelo de convivência pacífica e solidária, bem como uma melhor cooperação técnica internacional entre os povos ibero-americanos.

Países membros: Andorra La Vella (Principado de Andorra),  Assunção (Paraguai), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Brasília – DF (Brasil), Caracas (Venezuela), Cidade da Guatemala (Guatemala), Cidade do México (México), Cidade do Panamá (Panamá), Havana (Cuba), La Paz (Bolívia), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha), Manágua (Nicarágua), Montevidéu (Uruguai), Quito (Equador), Rio de Janeiro (Brasil), São José (Costa Rica), San Juan (Porto Rico), San Salvador (El Salvador), Santiago (Chile), Sucre (Bolívia), Santo Domingo (República Dominicana) e Tegucigalpa (Honduras). Outras 4 cidades integram a rede como membros associados. São elas: Barcelona (Espanha), São Paulo (Brasil), Porto Príncipe (Haiti) e Cádiz (Espanha).

Durante a realização do evento, a delegação brasileira do Distrito Federal se destacou com a presença da Comandante-Geral do CBMDF, Coronel MÔNICA de Mesquita Miranda, que pela primeira vez na história a Comunidade Ibero-americana recebeu uma mulher Comandante-Geral.

Na oportunidade, as delegações estrangeiras puderam falar um pouco das suas experiências exitosas em seus respectivos países na área de combate a incêndios e suas projeções para o meio ambiente.

O CBMDF destacou o trabalho que o Grupamento de Proteção Ambiental – GPRAM vem desenvolvendo na área do meio ambiente.

Durante o evento, muitos Comandantes-Gerais desejaram uma aproximação com CBMDF para desenvolver uma Cooperação Técnica Internacional na modalidade bilateral.

A Comandante-Geral, Coronel MÔNICA de Mesquita MIRANDA, agradece ao Governo do Distrito Federal, em especial a Secretaria de Estado de Relações Internacionais do Distrito Federal, pela oportunidade de representar Brasília e o Brasil no XIV Encontro de Diretores e Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Ibero-americanos.