English Português Español

Visita de Delegação do CBMDF ao Escritório do Manitoba Wildfire Service e ao Canadian Interagency Forest Fire Centre, em Winnipeg, Canadá

Nos dias 02 e 04 de agosto de 2023, o Comandante do CECAF e Chefe da Delegação de Coordenação da participação dos atletas do CBMDF no World Police & Fire Games – WPFG/2023, em Winnipeg, Canadá, Ten-Cel. Victor, acompanhado do Maj. Hugo, Chefe da ASCOP, do Maj. Godoy, subcomandante do CECAF, do Sgt Carlos Reis, do CECAF, e da Sgt. Vanessa, Assessora Internacional da ASCOP, participou de reuniões no Escritório do Manitoba Wildfire Service (serviço de Incêndios Florestais) e no Canadian Interagency Forest Fire Centre, em Winnipeg, Canadá, respectivamente.

Na primeira agenda, os militares do CBMDF foram recebidos pelo Mr. Brock Happychuk, Manager, Field & Staff development (gerente de serviços de campo e desenvolvimento pessoal), que preparou uma apresentação das atividades do escritório – responsável pelo monitoramento, registro e acionamento das equipes em campo -, cuidando de explicar, ainda, o funcionamento da estrutura de combate a incêndios florestais de Manitoba e dos recursos de resposta a Incêndios florestais, que encontram-se posicionados em toda a província.

 

O escopo da reunião foi o início das tratativas para eventual acordo de cooperação técnica no âmbito da área de atuação (Incêndios Florestais), com a finalidade de treinamentos para as equipes do CBMDF, em Manitoba, Canadá.

 

Já no dia 04.08.2023, recebida pelo Mr. Dick Theodore Bon, Retired at Canadian Interagency Forest Fire Centre, a equipe pode discutir efetivamente a possibilidade de eventuais Acordos de Cooperação entre a Corporação e o experiente serviço florestal do Canadá, para atuação em loco, em todo o país.

 

A reunião foi um sucesso e a proposta recebida com bastante interesse pelas autoridades Canadenses, dado o interesse mútuo, uma vez que tanto Brasília, quanto o próprio país (Canadá) sofrem anualmente com as consequências dos Incêndios Florestais

Vale lembrar que, atualmente, um militar do CBMDF compõe missão humanitária brasileira na província, enviada para o auxílio ao combate aos extensos Incêndios florestais da região.  A missão é liderada pelo Sr. Gabriel Constantino Zacharias, Analista Ambiental do Ibama, e pelo Sr. Wesley de Almeida Felinto, chefe adjunto e Bombeiro Militar do Distrito, que também estiveram presentes na reunião, em apoio ao CBMDF.

O CBMDF agradece a disponibilidade e receptividade das autoridades responsáveis pelo Combate aos Incêndios Florestais de Manitoba, Canadá, e renova os votos de parcerias e cooperações entre as instituições.

Pular para o conteúdo