Visita do Embaixador do Panamá ao Quartel do Comando Geral

Na tarde desta quarta-feira, dia 16 de junho, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Cel. William Augusto Ferreira Bomfim, recebeu no Quartel do Comando-Geral, a visita do embaixador da República do Panamá, SE. o Sr. Miguel Lecaro Bárcenas, e da segunda secretária do Panamá, a Sra. Nadiuzka Ramos Troetsh.
 
Participaram da visita o Major Efraim Miranda Lima, chefe da Assessoria para Acordos de Cooperação Nacional e Internacional – ASCOP, a Sgt. Vanessa, assessora internacional, e o assistente de relações internacionais, Alessandro Rodrigues.
 
Durante o encontro, o embaixador Bárcenas, que também é bombeiro em seu país, repassou ao Comandante-Geral do CBMDF os cumprimentos do Comandante-Geral dos Bombeiros do Panamá, e contou um pouco da emocionante história de sua família, na qual o ofício do bombeiro é passado através das gerações. Seu pai, um bombeiro equatoriano, ferido em um incêndio em Guayaquil, precisou receber cuidados médicos no Panamá, onde foi acolhido pelo hospital dos bombeiros. Enquanto recebia tratamento por graves lesões em serviço, conheceu aquela que viria a ser sua esposa, uma enfermeira mexicana que atuava no hospital. 
 
O embaixador também relatou um pouco do intenso trabalho que os bombeiros panamenhos vem desenvolvendo no combate à pandemia. De acordo com o embaixador, os bombeiros são responsáveis pela produção e distribuição das chamadas “bolsas solidárias”, uma cesta de alimentos distribuída em todo o país. Segundo o embaixador, em média 50 mil são distribuídas diariamente.
 
O Comandante-Geral, Cel. Bomfim, se mostrou aberto a criação de um canal de conversas entre o CBMDF e os bombeiros panamenhos, e explicou um pouco sobre a atuação, estrutura e história do CBMDF, que esse ano completa 53 anos de instalação na Capital Federal, e 165 anos de história, o que o coloca como um dos mais longevos Corpos de Bombeiros do país.
 
Ao final do encontro, o embaixador Bárcenas presenteou o Comandante-Geral com um broche dos bombeiros do Panamá. Já o Comandante-Geral presenteou o embaixador e a segunda secretária, Nadiuzka Ramos, com livros que contam um pouco da rica história do CBMDF.
 
O CBMDF e ASCOP agradecem ao embaixador Bárcenas e à segunda secretária Nadiuzka pela visita e pela estima para com a nossa corporação. Desejamos, ainda, sucesso no cumprimento de suas missões.

English Português Español
Skip to content