Visita Técnica de Delegação Francesa ao CBMDF

Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) teve a honra de receber uma delegação francesa composta pelo Delegado Charles Bolf, Chefe da Direção de Cooperação Internacional de Segurança (DCIS) no Brasil, Adido de Polícia da Embaixada da França no Brasil, General Bruno Ulliac, Chefe do Departamento Internacional de Bombeiros da França, General Bruno Maestracci, Chefe do Corpo de Bombeiros do departamento de Seine e Marne, e Coronel Vincent Tissier de Mallerais.

Tendo em vista a iminente visita do Exmo. Presidente da República Francesa, Sr. Emmanuel Macron, ao Brasil, o Governo Francês enviou previamente uma delegação técnica para elencar os pontos fundamentais para subsidiar a elaboração de uma Carta de Intenções, com intuito de elevar a proteção ambiental por meio da prevenção e combate aos incêndios florestais de maneira mais efetiva.

Assim, a visita técnica ao CBMDF ocorrida nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro permitiu que os bombeiros da comitiva conhecessem métodos, recursos e a experiência do CBMDF na prevenção e combate aos incêndios florestais, a fim de subsidiar a elaboração da Carta de Intenções.

Na noite anterior ao início da visita, a delegação foi recepcionada pela Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional (ASCOP) no aeroporto internacional de Brasília. No dia 31 de janeiro, o período matutino foi marcado pela recepção oficial das autoridades pela Exma. Comandante-Geral, Cel. Mônica de Mesquita Miranda, e pelo Secretário Executivo da Secretaria de Relações Internacionais, Sr. Paulo César. Na sequência, foi ministrada uma palestra sobre as técnicas, táticas e operações realizadas pelo CBMDF na prevenção e combate aos incêndios florestais.

No turno vespertino, foram apresentadas viaturas, materiais e equipamentos para o combate aos incêndios florestais, e os visitantes participaram de uma visita guiada pela Cidade do Fogo. Em seguida, a ASCOP conduziu a delegação em uma visita ao Centro Integrado de Operações de Brasília.

Em 1º de fevereiro, no período matutino, a programação incluiu uma palestra sobre o emprego de recursos aéreos nos incêndios florestais, seguida por um sobrevoo nas áreas de proteção ambiental do Distrito Federal, com apresentação das aeronaves de asa fixa utilizadas no combate aos incêndios florestais.

“A nossa avaliação é muito positiva. Encontramos gestores e funcionários altamente motivados e apaixonados por seu trabalho. Queremos desenvolver intercâmbios com os bombeiros do Brasil e do Distrito Federal a longo prazo, a fim de comparar nossas práticas profissionais e enriquecer uns aos outros. Poderíamos também estabelecer intercâmbios de peritos.” comentou o General Bruno Maestracci, Chefe do Corpo de Bombeiros do departamento de Seine e Marne.

O encerramento das atividades se deu com um almoço entre a Exma. Comandante-Geral, Cel. Mônica de Mesquita Miranda, a delegação francesa, o Secretário Executivo Sr. Paulo César e o Major Hugo Melo, chefe da ASCOP. Essa visita técnica proporcionou uma valiosa troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo os laços de cooperação internacional no enfrentamento conjunto aos desafios relacionados aos incêndios florestais.