Entre os dias 23 e 25 de junho, o CBMDF sediou, na ABMIL, o Seminário Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (SNPCIF). O evento teve como principal objetivo fomentar o intercâmbio de conhecimentos e fortalecer a cooperação entre diferentes instituições, nacionais e internacionais, visando o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de proteção e conservação do meio ambiente.
O seminário contou com a participação de diversos palestrantes de grande relevância na área, entre eles o Major Philippe Sallenave, oficial sênior do Corpo de Bombeiros da França, representante da Direção-Geral de Segurança Civil e Gestão de Crises da França.
No dia 23 de junho, durante sua apresentação, o Major Philippe expôs aspectos estruturais e operacionais do Corpo de Bombeiros da França, destacando a proporção entre o efetivo de bombeiros e a população atendida. Sua explanação incluiu ainda comparações com a realidade brasileira, especialmente no que se refere à extensão territorial e aos desafios operacionais a ela associados.
No dia 24 de junho, o Major Philippe Sallenave participou da mesa-redonda intitulada “Cenário Atual do Combate Aéreo: Expectativas para o Futuro do Combate aos Incêndios Florestais com o Uso de Aeronaves”. Na ocasião, contribuiu com reflexões sobre as práticas adotadas na França, os avanços tecnológicos empregados no combate aéreo e as perspectivas para a intensificação da cooperação internacional nesse campo.
O evento contou ainda com o importante apoio do Capitão Sanglard, especialista em incêndios florestais e integrante do Grupo de Prevenção e Resposta a Acidentes com Produtos Perigosos (GPRAM). Com ampla experiência na área, o Capitão Sanglard contribuiu de forma significativa para as discussões técnicas, compartilhando conhecimentos estratégicos sobre prevenção, manejo do fogo e atuação integrada em cenários de incêndios florestais. Sua participação foi fundamental para fortalecer os laços de cooperação entre as instituições e enriquecer o intercâmbio de boas práticas entre os profissionais envolvidos.
Ao final do evento, o Subcomandante do CBMDF, Coronel Diógenes Alves de Quinta, entregou uma lembrança institucional ao Major Philippe, em reconhecimento à sua contribuição e participação no seminário. Representando a ASCOP durante o evento e acompanhando o Major Philippe estiveram presentes o Tenente- Coronel Fábio, a 1ª Tenente Tassiana, a 2° Sargento Rebeca Ferrari e as estagiárias de Relações Internacionais, Nicole Costa e Anna Luiza Ramalho.