English Português Español

18 de fevereiro – Dia nacional de combate ao Alcoolismo

Bebo socialmente, devo me preocupar com o alcoolismo?

  • Sua vida já foi prejudicada pelo uso do álcool? (trabalho, relacionamentos, metas pessoais, finanças, etc) 

  • Já pensou em reduzir o consumo de bebida alcoólica?

  • Sente dificuldade em interromper o uso?

  • Você manifesta comportamentos agressivos e impulsivos ao beber?

O alcoolismo é um problema social e de saúde pública. A dependência do álcool é classificada como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de doença crônica e multifatorial em que fatores genéticos, psicossociais e ambientais podem contribuir para seu desenvolvimento. Além dos prejuízos à vida do usuário, a dependência alcoólica resulta em significativos problemas para as pessoas do seu convívio social, estando associado inclusive à violência doméstica e acidentes de trânsito.

O uso nocivo do álcool está diretamente ligado ao comportamento suicida, e é o 3º maior fator de risco para a morte prematura, incapacitação para o trabalho e perda da saúde, representando 5,3% de todas as mortes no mundo (OMS, 2019).

Os principais sinais e sintomas associados à dependência são: (podem se apresentar isoladamente ou não):

Fissura (desejo recorrente pelo uso);

Tolerância (são necessárias doses cada vez maiores para sentir os efeitos da bebida);

Síndrome de abstinência: irritabilidade, tremores nos lábios e extremidades, náuseas, vômitos, suor excessivo, ansiedade, podendo evoluir para convulsões e estados de confusão mental, com falta de orientação no tempo e no espaço e alucinações);

Algumas profissões são mais suscetíveis a problemas relacionados à bebida alcoólica, como frequentes exposições a situações de risco e consequente estresse. Isso ressalta a importância de se reconhecer o uso prejudicial e buscar auxílio.

Como posso buscar ajuda?

O tratamento pode incluir orientações psicossociais e uso de medicamentos. Além disso, o envolvimento e apoio da família são essenciais em todo o processo.

O Centro de Assistência Bombeiro Militar (CEABM) por meio da Seção de Assistência à Saúde Mental e Ocupacional (SASMO) oferece atendimentos e orientações ao Bombeiro Militar e seus dependentes, que possam estar vulneráveis a esta questão. Existe à disposição uma equipe técnica especializada constituída por psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, que oferece ações de prevenção, atendimentos e acompanhamentos aos usuários.

No tocante à assistência, a SASMO oferece vagas de atendimento, mediante agendamento prévio, para acolhimento, avaliação e monitoramento de casos. O agendamento pode ser feito junto à recepção do CEABM, presencialmente ou por meio do telefone 3901-3630 (ligação e whatsapp).

Além disso, o público pode contar com a Rede Credenciada ao CBMDF. Para situações emergenciais (caracterizadas por risco ao paciente ou a terceiros), não há necessidade de autorização prévia.

Quanto a ações preventivas, o tema alcoolismo é abordado em palestras educativas no Programa Viva Melhor. Para que o seu Grupamento seja contemplado, basta solicitar este serviço via processo SEI (CEABM/SEAAD).

Imagem: Google / Divulgação / Rede Jota FM

Pular para o conteúdo