Apresentação do sistema de gestão de estoques – GRIFO

Apresentação do sistema de gestão de estoques – GRIFO

O sistema Grifo foi concebido para elevar a eficiência e a organização de nossos recursos, garantindo que o CBMDF permaneça na vanguarda da gestão operacional. É uma ferramenta que transformará a maneira como gerenciamos nossos materiais e equipamentos de proteção individual, além do controle de cautela e conferência diárias dos equipamentos operacionais.

O que é o Sistema Grifo?
O Sistema Grifo representa um avanço significativo para o CBMDF. Ele foi projetado para integrar e otimizar todas as etapas da gestão de materiais, desde o recebimento até a distribuição, garantindo que cada item seja distribuído e utilizado de forma eficaz. Permitirá a criação alertas quando os estoques estiverem baixos para então iniciar um novo processo de aquisição, viabilizando a chegada do material em tempo oportuno.

Por que o nome “Grifo”?
O nome Grifo foi inspirado na criatura mitológica de mesmo nome — um ser lendário com corpo de leão e asas de águia, conhecido como guardião de tesouros sagrados.

Na mitologia, o Grifo simboliza força, vigilância e proteção. Essa simbologia traduz com precisão a proposta do sistema: ser o guardião dos recursos materiais do CBMDF, garantindo sua gestão eficiente, organizada e segura, de modo a assegurar sua plena disponibilidade para o cumprimento das missões da Corporação.

Em que fase estamos?
O Grifo já está em fase de testes nos grupamentos do COMAV, COPAC e COESP e a partir do dia 01 de agosto de 2025 será adotado em todos os GBMs, conforme publicação que se tornou pública pelo Boletim Geral nº 134, de 21 de julho de 2025.

Ainda de acordo com o BG 134, no dia 30 de julho de 2025, às 14h, será realizada uma capacitação de nivelamento para implementação do sistema, com representantes de cada GBM.

Para que a gestão dos materiais ocorra de forma ampla e integrada, é importante a colaboração e uso do sistema de todos os responsáveis pelos materiais.

O uso do sistema por unidades fora do COMOP também é possível, mas será necessário o agendamento com a equipe de implementação para capacitação e avaliação de uso.

Ir para o conteúdo