CBMDF inaugura espaço do Comitê Permanente de Políticas Públicas voltado às mulheres da corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deu um passo importante na valorização e no fortalecimento da presença feminina em suas fileiras com a inauguração do novo espaço de trabalho do Comitê Permanente de Políticas Públicas. O ambiente foi criado para ser um local de acolhimento, diálogo, planejamento e, principalmente, de ação em prol das mulheres que integram a corporação.

O Comitê tem como objetivo desenvolver políticas institucionais que valorizem, protejam e promovam o desenvolvimento integral das bombeiras militares. Trata-se de uma iniciativa estratégica, construída a partir das demandas das próprias militares, com foco em promover um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e com oportunidades iguais.

Essa iniciativa está diretamente alinhada com a Política Institucional de Qualidade de Vida no Trabalho do CBMDF. Espera-se que, apoiadas por este Comitê, todas as bombeiras tenham voz, amparo, oportunidade e reconhecimento, contribuindo para uma corporação mais equitativa e humana.

Atualmente, as mulheres representam 23% da força de trabalho ativa do CBMDF — sendo que quase dois terços desse efetivo ingressaram a partir de 2017. Este dado evidencia a necessidade de políticas sólidas e permanentes que garantam condições adequadas de trabalho e impulsionem o desenvolvimento pessoal e profissional das militares.

No portal oficial “Bombeiras – CBMDF” (https://bombeiras.cbm.df.gov.br), é possível conhecer diversos programas de saúde e proteção à bombeira, conteúdos de prevenção às diferentes formas de assédio, estatísticas institucionais, legislações correlatas, além de iniciativas como a “Ouvidoria da Mulher”, a “Sala de Amamentação” e outros projetos voltados ao bem-estar e à valorização da mulher bombeira. O novo espaço do Comitê Permanente simboliza mais que uma estrutura física — representa o comprometimento do CBMDF com a construção de uma cultura organizacional baseada na equidade, no respeito e na dignidade para todas que servem à corporação.

Ir para o conteúdo