English Português Español

Chef especialista em Cerrado propõe coquetel com ingredientes típicos para homenagear a Corporação

O chef de cozinha especialista no bioma Cerrado, Vinícius Rossignoli, visitou na sexta-feira, 21, o Comandante Geral do CBMDF, Cel Bomfim, para oferecer seus serviços como forma de homenagear a corporação. Um coquetel com destaque para os ingredientes da região deve ser preparado por ele em comemoração ao aniversário do CBMDF, em julho. O evento ocorrerá no Concerto da Banda de Música do CBMDF em homenagem aos 165 anos da corporação.

Segundo o chef brasiliense, a admiração pelo Corpo de Bombeiros vem desde criança, quando participou de alguns cursos de primeiros socorros ministrados por bombeiros na igreja que frequentava. Já como chef, descobriu e se encantou com a biodiversidade do Cerrado, região que costuma sofrer com incêndios florestais no período de estiagem e na qual os bombeiros trabalham arduamente no combate às queimadas. Portanto, para Vinícius, oferecer o seu serviço à Corporação seria uma forma de homenagear e agradecer, além de divulgar a biodiversidade mais comestível do mundo, com riquezas inigualáveis.

No encontro, Vinícius lembrou que embora o Cerrado seja uma das maiores biodiversidades do mundo, ainda é muito desconhecido pela população, inclusive por quem vive nele. Daí surgiu então sua especialização, com a vontade de destacar as riquezas da região para o mundo através de seus pratos. Segundo ele, apenas o consumo é capaz de gerar atenção, e por consequência, uma maior preocupação com a preservação das espécies da fauna e flora local. Ele destaca que o Cerrado possui superalimentos como a araruta, uma raiz sem glúten capaz de substituir a farinha de trigo no preparo de muitos pratos, e o mangarito, rico em vitamina A, com propriedades anti-inflamatórias, capaz de fortalecer o sistema imunológico. Sua intenção é que alimentos como esses possam ser mais utilizados na culinária, gerando conhecimento e uma maior preservação das riquezas naturais.

Vinícius ganhou destaque nos últimos anos, após participar do reality show MasterChef Brasil, edição de 2018. Desde então, se especializou na gastronomia do Cerrado e participa de eventos e desafios para divulgar as especiarias que são encontradas neste bioma.

 

Pular para o conteúdo