Dia do Soldado: homenagem aos heróis do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

Neste 25 de agosto, o Brasil celebra o Dia do Soldado, data que remete ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, ocorrido no ano 1803.

Mais do que recordar a trajetória desse importante líder militar, o data também é dedicada a todos os bombeiros militares que escolheram a vida de servir à Pátria, à sociedade e à proteção da vida.

No Distrito Federal, a homenagem ganha um significado especial ao destacar os Soldados do Fogo, como são conhecidos os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Muito além da imagem tradicional do combatente de incêndios, o bombeiro militar é símbolo de coragem, disciplina e abnegação, estando sempre pronto para atuar nas mais diversas situações de emergência: salvamentos em altura, ocorrências com produtos perigosos, resgates em acidentes de trânsito, combate a incêndios florestais e até ações humanitárias em desastres naturais.

Diariamente, centenas de homens e mulheres do CBMDF colocam em prática o lema que guia a corporação: “Vidas alheias e riquezas a salvar”. Um compromisso que transcende a farda e se reflete em gestos de solidariedade e profissionalismo que inspiram confiança na população do Distrito Federal.

Para o Comandante-Geral do CBMDF, a data é uma oportunidade de reconhecer o papel dos bombeiros militares como soldados que, com disciplina e espírito de corpo, levam esperança e segurança à comunidade:
“Ser soldado é ter a honra de servir. Ser soldado do fogo é transformar esse chamado em serviço à sociedade, protegendo vidas, meio-ambiente e patrimônio”.

Neste Dia do Soldado, a sociedade brasiliense tem muitos motivos para se orgulhar de seus bombeiros militares, que mantêm viva a tradição da coragem e da lealdade, atuando incansavelmente em defesa da vida.

Parabéns a todos os bombeiros e bombeiras militares pelo dia do Soldado!

Centro de Comunicação Social

Ir para o conteúdo