English Português Español

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

O alcoolismo é um problema social e de saúde pública. A dependência do álcool é classificada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como doença crônica e multifatorial em que fatores genéticos, psicossociais e ambientais podem contribuir para seu desenvolvimento. Além disso, a dependência alcoólica traz vários problemas físicos e mentais na vida do indivíduo e das pessoas que com ele convivem.

Considerado um dos fatores predisponente para o comportamento suicida, o uso nocivo do álcool é o 3º maior fator de risco para a morte prematura, incapacitação para o trabalho, e perda da saúde, responsável por 3 milhões de mortes por ano, representando 5,3% de todas as mortes no mundo (OMS, 2019).

O álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central. Seus efeitos têm duas fases: a 1ª é a fase estimulante, na qual o usuário fica mais falante, desinibido (a), confiante, sentindo prazer e euforia. E a 2ª fase é a depressora: ocorre perda de coordenação, da capacidade de tomar decisões e da velocidade do raciocínio, que vai aumentando com a elevação do consumo, podendo levar o indivíduo ao estado de coma e até à morte.

O consumo crônico do álcool pode trazer várias complicações físicas, psicológicas e psiquiátricas, como: hepatite, cirrose, pancreatite, gota, osteoporose, gastrite, desnutrição, ciúme patológico, ansiedade, transtornos de personalidade, transtornos alimentares, esquizofrenia, aumento do risco de depressão e suicídio, dentre outros.

Para o tratamento é importante reconhecer o uso prejudicial e buscar auxílio, que pode incluir orientações psicossociais e medicamentos. Além disso, o envolvimento e o apoio da família são essenciais nesse processo.

Nesse sentido, “o etilista (alcoolista) irá necessitar de auxílio para se motivar e conseguir fazer mudanças em seus comportamentos. Ele tem um papel central e ativo em seu tratamento, mas deve ser acompanhado por um profissional preparado” (SILVA; LARANJEIRA, 2010).

Diante disso, o CEABM, por meio da Seção de Saúde Mental e Ocupacional (SESMO), emprega esforços oferecendo atendimentos e orientações ao Bombeiro Militar e seus dependentes que possam estar vulneráveis a esta questão. Por meio de sua equipe técnica especializada composta por psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, oferece ações de prevenção, atendimento e acompanhamento dos usuários.

Agende sua consulta por meio do telefone (3901-3630) ou pelo e-mail sesmo.cbmdf@gmail.com

i Beber começa como um ato de vontade, caminha para um hábito e finalmente afunda na necessidade” (Benjamin Rush,).

Pular para o conteúdo