A Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional (ASCOP) articulou uma visita técnica do Capitão Guillaume Oficial do Centro Nacional de Gestão de Crises de Proteção Civil da França, ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, entre os dias 30 de junho e 4 de julho.
A programação iniciou-se no 1° Esquadrão de Aviação (1° ESAV), onde o oficial francês apresentou a estrutura e operações do corpo de bombeiros da França, enquanto os especialistas do CBMDF expuseram as capacidades do Comando de Aviação Operacional, incluindo equipamentos e técnicas de salvamento aéreo empregados pelo CBMDF na área de incêndios florestais.
Nos dias seguintes (1º e 2 de julho), o Capitão Guillaume compartilhou experiências valiosas sobre o combate a incêndios florestais na França, destacando táticas inovadoras com o uso de aeronaves, tendo também tido a oportunidade de participar do treinamento prático do 31º CPCIF (Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal), na FLONA (Floresta Nacional de Brasília).
No dia 3 de julho, a Academia de Bombeiro Militar (ABMIL) sediou um encontro entre as instituições, com a participação de membros do GPRAM. O visitante também conheceu as instalações da academia, fortalecendo os laços institucionais.
A visita encerrou-se no Quartel Central do Comando-Geral em 4 de julho, quando o Subcomandante-Geral do CBMDF, Coronel Diógenes Alves de Quinta, recebeu o oficial francês, juntamente com o Sr. Patrick Vicente, Delegado-Geral de Polícia da Embaixada da França.
A ASCOP desempenhou suporte à missão, com a presença do Tenente-Coronel Fábio Moreira (Chefe da ASCOP), 1ª Tenente Tassiana Sousa (Chefe-Adjunta), os assessores internacionais 2º Sargento André Pereira, 2º Sargento Rebeca Ferrari e a Cabo Bárbara Moraes; e os estagiários de Relações Internacionais, Nicole Costa, Matheus Brito, Antônio Cattermol e Anna Luiza Ramalho.