Aconteceu na última sexta feira, 10 de dezembro, no clube dos Bombeiros em Brasília, o primeiro encontro dos integrantes da “Escola de Recrutas”, dos que ingressaram no Corpo de Bombeiros Militar do DF em 26 de janeiro de 1981. O último encontro da turma ocorreu em agosto do mesmo ano, na solenidade de término do curso, que aconteceu no pátio então Primeiro GI.
Os 4 pelotões desta turma totalizavam inicialmente 120 jovens, todos de origem humilde, aguerridos e na faixa dos 20 anos, que foram forjados como verdadeiros Bombeiros Militares. Hoje conseguimos reunir no encontro 38 deles, todos na faixa dos 60 anos. Não parece muito, mas é uma representação significativa, após tanto tempo.
O encontro, idealizado, promovido e coordenado por José Lopes e Teotônio da Turma ‘C’, Firmino da turma ‘A’ e Temilson da Turma ‘D’, foi uma experiência ímpar, uma oportunidade de reencontrar velhos amigos, falar dos instrutores, lembrar os bons, ralados e velhos tempos, enfim, matar a saudade.
Além dos 38 integrantes da turma, esteve presente o Tenente Justino, a época o famoso Cabo 90, instrutor de armamento e tiro e ordem unida, admirado e “amado por todos”. O Comandante Geral do CBMDF, Coronel Rogério Dutra, conseguiu um espaço em sua agenda e fez questão de prestigiar a turma, com uma breve passagem pelo evento na hora do almoço, onde falou do apreço e reconhecimento da corporação pelo legado de todos veteranos.
Tivemos também a presença marcante do Deputado Distrital Roosevelt Vilela, que apresentou um breve relato de suas ações na CLDF em prol dos integrantes do Corpo de Bombeiros e terminou desejando um feliz natal e próspero ano novo a todos. O presidente do Clube dos Bombeiros, Jair Dias, que não poupou esforços para liberação do espaço para o encontro, também prestigiou o evento.
O encontro mesmo começou por volta das 10 horas, durando até o fim da tarde, e no cardápio tinha churrasco, feijão tropeiro, arroz , mandioca , arroz, salada variada, bebida á vontade e muita descontração.